2014 PODERÁ SER O ANO DA RETOMA NO IMOBILIÁRIO
O sector imobiliário tem sido um dos mais penalizados pela crise na qual mergulhou o país. Ainda assim, e tendo por base as conclusões do último relatório da Standard & Poor’s (S&P), o mercado está a dar sinais de melhoria, prevendo-se que o sector comece a estabilizar a partir do próximo ano. “Apesar da crise e das fracas condições económicas, o preço da habitação não caiu de forma considerável nos últimos anos”, refere a consultora.
De acordo com a S&P, os preços das casas desceram “apenas 6,1% desde o pico verificado em 2010”, uma percentagem muito reduzida quando comparada com as quedas registadas noutros países – 30% em Espanha e 50% na Irlanda, por exemplo.
A consultora considera que o País escapou a maiores quedas nos preços da habitação porque não se verificaram grandes transacções e porque “o mercado não está sobrevalorizado”. “Prevemos que o preço das casas irá contrair 3,5% este ano, um declínio mais pesado que o verificado nos últimos quatro anos. No entanto, estamos a apontar para um crescimento de 0% no próximo ano, até porque prevemos que também a economia do País possa estabilizar durante o ano”, lê-se no relatório da S&P.