Os empréstimos bancários para compra de habitação estão mais acessiveis
A compra de casa com recurso a empréstimos bancários é hoje mais barato que no passado. isto porque, em junho, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação desceu para 1,416%, menos 0,015% que em maio. de acordo com o instituto nacional de estatística (ine), também a prestação média vencida na globalidade dos contratos diminuiu: neste caso um euro para 258 euros.
Segundo o ine, a taxa de juro implícita no crédito à habitação, que em junho foi de 1,416%, significa um “novo mínimo da série iniciada em Janeiro de 2009”. “a diminuição de 0,015% relativamente ao mês anterior [maio] foi mais intensa que a observada em maio (redução de 0,011%)”, refere o ine, concluindo que “a diminuição acumulada desde dezembro de 2011, mês da última inflexão da série, foi 1,298”
Relativamente à prestação paga à banca pela concessão do crédito à habitação, é de salientar que a mensalidade diminuiu um euro – de maio para junho – para a globalidade dos contratos, situando-se em 258 euros